OCLUSÃO

A Oclusão é a área da medicina dentária que se ocupa das relações entre a arcada dentária superior (maxilar) e a inferior (mandíbula) e as suas relações com as estruturas anexas (dentes, gengivas, ossos, músculos, ligamentos, articulação temporomandibular). Numa oclusão fisiológica deve haver uma relação harmoniosa entre a o maxilar e a mandíbula, sem interferências ou prematuridades (provocadas por má posição dentária, entre outras situações), onde o côndilo mandibular se encontra bem posicionado relativamente à cavidade glenoideia (articulação temporomandibular).

Disfunção temporomandibular e dor orofacial é uma alteração patológica da articulação temporomandibular (ATM) que pode causar dores nas estruturas faciais, associadas à disfunção.
As DTM (dinfunções temporomandibulares) são alterações patológicas relacionadas com a articulação temporomandibular (ATM), que articula o crânio e a mandíbula podendo ser tanto da parte muscular mastigatória, ligamentar e nervosa, na região buco-facial ou cervical.
Pode ter como consequência dores de cabeça ou pescoço, dores na região do ouvido, ruídos articulares (estalos), zumbidos no ouvido, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação. De etiologia ainda não definida é, no entanto, multifactorial e acredita-se que o stress seja o principal fator que desencadeia uma DTM, para além de hábitos parafuncionais como o bruxismo, traumas na região da cabeça e pescoço, má postura e má oclusão.

A maioria dos desequilíbrios traduzem-se em:

– Dor na articulação temporomandibolar (face);
– Dor de ouvido;
– Dor de cabeça;
– Dificuldade e limitação nos movimentos mandibulares;
– Em casos extremos, ao bloqueio da mandíbula com impossibilidade de a fechar.

© Copyright 2019,  Fisiconde - Clínica Médica, Lda. Termos e Condições.